Salinger

 

Jerome David Salinger nasceu em Nova Iorque, no dia 1 de Janeiro de 1979, filho de um pai judeu e uma mãe irlandesa.

 

Membro de uma família rica, já escrevia desde os tempos de escola. No entanto, acreditava que a vida fácil que levava em meio a alta sociedade nova iorquina, não lhe acrescentava como escritor. Era preciso sentir mais, doer mais.

Dizem que por isso, se alistou para servir na II Guerra Mundial, sem ter idéia das consequências irreversíveis que tal decisão lhe causaria.

Sua primeira experiência em combate foi como soldado no Dia D e o que viu o mudaria para sempre.

Foi a guerra que formou Salinger como escritor.

 

O seu mais famoso livro, O Apanhador no Campo de Centeio foi um sucesso e marco literário. Além disso, também foi a justificativa de 3 assassinos para seus crimes, entre eles, Marke David Chapman, o responsável pela morte de John Lennon.

Com isso somado ao stress pós guerra, Salinger simplesmente desapareceu em pleno auge da carreira e viveu uma vida reclusa até o fim de seus dias.

Ele continuou a escrever, mas apenas 4 livros foram publicados. O resto permanece guardado até hoje.

 

Todos os livros abordam a história da Familia Glass. Uma tradicional família Nova Iorquina, com sete irmãos prodígio que ao logo da vida e em diferentes épocas, fizeram parte de um programa de rádio chamado “Menino esperto”.

São Seymour, Buddy, Boo boo, Walter, Waker, Zooey e Franny, em ordem decrescente. Eles não aparecem todos juntos, nem em todas as histórias. Por vezes, mudam de nome também. Na maioria das vezes quem narra a história é Buddy, um dos alter egos de Salinger.

 

Não existe uma forma de tentar resumir a história da família ou descrever os personagens. São todos tão maravilhosos e complexos que essa tarefa se torna impossível.

O que posso dizer é que Salinger escreve com uma sutileza ímpar e de forma muito aberta. Os livros não se tratam de histórias extraordinárias com começo, meio e fim. Salinger consegue passar melhor do que ninguém o que é intimidade, a sublime relação entre irmãos e a atmosfera incrível dos acontencimentos mais simples da vida. Como um jogo de bola de gude na rua durante o por do sol, ou uma conversa que surge entre dois estranhos em um café em dia de chuva .

E é com essa simplicidade que ele te dá um soco no peito da forma mais leve possível, quase flutuante.

 

A parte triste é se contentar com apenas 4 livros. A parte boa é devido a isso, reler a todos sempre, e perceber como em cada época da vida eles somam uma nova reflexão, um novo significado.

Os livros são:

O Apanhador no Campo de Centeio

Franny & Zooey (o meu favorito)

Nove estórias (uma coleção de nove contos)

Carpinteiros, levantem bem alto a cummeira & Seymour uma introdução

 

 

salinger-02

 

salinger3

Film Salinger

salinger-for-sun-618x400

Dream_Catcher_(memoir)

salingertime

JD_Salinger

 

apanhador

carpinteiros

franny & zooey

 

 

8587575031

 

Leave a Comment